A região
A serra
Situada na cordilheira central junto à Serra da Estrela, a Serra do Açor estende-se por uma vasta área protegida.
A sua fauna e flora é de grande diversidade onde se destacam além do próprio açor, a raposa, a lebre e o javali, o medronheiro, o castanheiro e o carvalho.
Percorrendo a serra deparamo-nos com os característicos socalcos e palheiros de xisto que moldam a paisagem revelando a arte e engenho das gentes de outrora.
Serpenteando pelas montanhas, os ribeiros atravessam cascatas e represas formando praias fluviais de uma beleza singular.
As aldeias
Por entre escarpas e vales vão surgindo pequenos povoados que se fundem com a própria paisagem.
Um dos mais interessantes é sem duvida a Aldeia Histórica do Piódão. Um refugio isolado do resto do mundo!
A disposição da aldeia é em forma de anfiteatro onde as casas de xisto descem socalco a socalco até à praça principal na qual se encontram o museu, esplanadas e restaurantes.
Integrada na mesma freguesia e com origens ainda mais remotas encontra-se a Aldeia de Chãs D’Égua. Aqui foram recentemente descobertas cerca de uma centena de pinturas rupestres do Neolítico e Idade do Bronze. A antiga escola primaria foi então convertida no primeiro Centro de Interpretação de Arte Rupestre do pais..
Situada a grande altitude proporciona-nos uma vista deslumbrante sobre a serra do Açor.
Ainda na freguesia do Piódão poderemos encontrar outros pontos de interesse como a peculiar praia fluvial de Foz D’Égua e a antiga quinta dos Pés Escaldados parcialmente em ruínas.